1.8.06

Mea culpa

- Jornalista é uma raça triste. Todos uns urubus.
A frase é de uma conhecida minha que tem todos os motivos para achar isso.
Confesso que não discordo totalmente dela.
Às vezes (pra não dizer quase sempre) os jornalistas são um pouco inconvenientes.
Já me peguei várias vezes questionando atitudes que são tomadas em prol do jornalismo deixando de lado alguns ensinamentos éticos e humanos aprendidos no lar ou na escola.
Cansei de debater com o professor de Ética na faculdade sobre certos temas realmente controversos e que tem a ver com a minha profissão.
Em 1993 o fotógrafo sul-africano Kevin Carter ganhou diversos prêmios fotografando crianças do Sudão agonizando de fome com alguns urubus à espreita esperando para almoçar.
Parabéns ao fotógrafo, mas não seria mais humano ajudar aquelas crianças de alguma forma ao invés de empunhar uma máquina fotográfica para registrar aquele momento surreal para os dias de hoje?
Talvez esse pensamento deva ter vindo à mente do fotógrafo antes de se suicidar meses depois.
Há dois anos travei uma discussão interminável por telefone com uma editora de Zero Hora que publicou em sua contra-capa uma foto de um carro incendiando depois de um acidente na Wenceslau Escobar.
Não fosse um amigo meu de infância que estivesse morrendo queimado naquele momento, talvez até tivesse passado batido a falta de compaixão de uma pessoa que se preocupa em buscar uma câmera fotográfica para registrar. Talvez tendo em mente: “Puxa, posso ganhar uma grana vendendo a foto pra Zero Hora”.
E o meu amigo que tava lá dentro sendo consumido pelas chamas?
Não questionei a Zero Hora por ter publicado a foto mas sim por, talvez inconscientemente, incentivar o desrespeito com o sofrimento alheio.
Me lembrei disso ao ver no site do Terra de hoje a foto de um casebre sendo tomado pelas chamas enquanto cinco crianças morriam.
Devo parabenizar o fotógrafo por sua competência profissional ao registrar o momento?
Acho que essa frieza típica do jornalista me falta, às vezes.

Que bom.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...